segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O Estúdio Pinheiros foi criado em 1988 para oferecer aulas, inicialmente, à crianças e adolescentes que estavam envolvidos com o desenhar de uma maneira mais intensa, muito acima da média comum, e que manifestavam interesse em aprender mais sobre as técnicas e especifidades da Linguagem das Histórias em Quadrinhos.
Eram jovens que gostavam de contar histórias, e utilizavam suas habilidades no desenho para transformá-las em HQs. Assim o faziam no seu dia-a-dia, e por conta própria, usando material escolar para concluirem seus trabalhos. A grande maioria desses jovens nunca havia frequentado
uma escola de artes, muito menos de HQ.


O Estúdio mantinha uma grade de horários no período da manhã, tarde e noite, com aulas de 3 horas de duração. Os alunos podiam participar de até três aulas por semana - por tempo indefinido -, mas só após terem freqüentado o curso introdutório que tinha a duração de três meses. As turmas eram formadas de acordo com a faixa etária, e gravitavam em torno de dez alunos.

A grande maioria dos alunos que participou das aulas, atividades externas e cursos especiais, permaneceu comigo pelo período médio de um ano, sendo que muitos por até três anos. A participação e apoio dos pais foi sempre solicitada e correspondida à altura, pois tornava-me um parceiro na formação artística de seus filhos.

Em relação a metodologia aplicada:
Foi desenvolvida por mim, e aprimorou-se no correr dos anos. Sempre orientada pelo princípio de estar focada na preparação de autores, buscando o melhor de suas características pessoais, tanto no estilo gráfico como nos gêneros com que sentiam maior afinidade.

Além de estar equipado como um estúdio profissional de produção na arte do desenhar e todas as técnicas paralelas necessárias, o Estúdio Pinheiros caracterizava-se por manter um vasto banco de imagens, uma biblioteca razoável e um acervo especial
( os famosos arquivos ) que abrigavam uma coletânea de temas dos mais variados - de Atlântida às ultimas novidades sobre o mapeamento do código genético -, que podiam ser fotocopiados e levados para estudo ou inspiração para a criação das HQs que estavam sendo criadas pelos alunos. Esse "banco de dados" sempre estava aberto à novidades trazidas pelos próprios alunos.
O Estúdio Pinheiros também organizava cursos especiais, convidando especialistas de outras áreas como a do teatro, animação, criação de objetos, fotografia, pintura à óleo,
informática ( programas visuais) e inúmeros outros.

Quando um aluno amadurecia e estava pronto para ser encaminhado ao mercado, o Estúdio também participava desse momento, orientando e dando apoio ao desenvolvimento dos primeiros trabalhos que lhes eram solicitados.

ALUNOS ESPECIAIS:
Depois de alguns anos de trabalho, descobri que os meus métodos pedagógicos eram de grande valia para alunos portadores da Síndrome de Asperger ( autistas de auto desempenho) e outros, portadores de quadros clínicos diversos.
A partir de então novas parcerias surgiram com psiquiatras, psicólogos, e instituições como o Depto de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital das Clinicas.

As viagens para meu sítio no Sul de Minas Gerais:
Dentre as atividades especiais mais esperadas, a viagem que realizavamos nos períodos de férias ao meu sítio, localizado na montanhas da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, era o momento onde grupos de dez a quinze alunos tinham a oportunidade de entrar em contato com a natureza em uma região preservada ecologicamente.
Permanecíamos lá por volta de dez dias, onde nos dedicavamos a muitas atividades para além do desenhar, sendo que todas sempre orientadas em torno da percepção dos ritmos da natureza, e da qualidade do relacionamento do grupo.
Na seção de fotos, poderão apreciar alguns desses momentos que foram únicos e inesquecíveis para todos que lá estiveram presentes.

Sobre Domingos Takeshita - TAK -
Nasci em 1958 na cidade de São Paulo. Desenho desde pequeno, mas antes de dedicar-me profissionalmente a essa área, e depois montar o Estúdio Pinheiros, passei por algumas experiências acadêmicas, profissionais, políticas e outras que envolveram estudos fora da universidade.
Aos 18 anos, em 1976, ingressei na Faculdade de Arquitetura Brás Cubas, que freqüentei por dois anos. Por motivos de ordem familiar deixei esse curso e passei a estudar na Faculdade de Belas Artes, onde permaneci por seis meses. Não identificando-me com o perfil dos professores e demais características dessa instituição, deixei o curso. Começei a trabalhar com crianças e adolescentes como professor de tênis, formando-me nesses anos como professor de Educação Física.
No final dos anos 70 e início dos 80, participei dos movimentos estudantis e populares que lutavam pela democratização do país. Estive presente no congresso em Salvador que reorganizou a UNE, nos movimentos sindicais que levaram à criação do Partido dos Trabalhadores, e outras atividades ligadas a Educação Popular, não só em São Paulo, como em outros lugares do Brasil, em parcerias com setores da "esquerda" e outros da Igreja progressista.
Posteriormente voltei à universidade, e estudei em inúmeros cursos na PUC de São Paulo nas áreas de História, Filosofia, Antropologia, Semiótica e Psicologia, sem o interesse em graduar-me. Foram dois anos de estudos intensos e muito proveitosos.
Nesse período passei a ser convidado para ilustrar livros para editoras de São Paulo, montando um estúdio de pequeno porte para esse fim. Paralelamente dedicava-me à pintura e participava eventualmente de mostras coletivas e salões de arte pelo Brasil.
Como minha gama de interesses e curiosidade transcendiam os limites do universo acadêmico, encontrei também, em outros territórios do conhecimento humano, a possibilidade de aprofundar a minha busca pela compreensão de nossa experiência nesse planeta.

Em 1988 fundei o Estúdio Pinheiros onde dei aulas de HQ e Ilustração até o ano de 2004.
Atualmente presto serviços como Ilustrador e criador de Projetos Institucionais, dedicando-me também a criação de Histórias em Quadrinhos que estou encaminhando para o mercado editorial no exterior.

Versão em inglês : http://www.estudiopinheirosenglish.blogspot.com/

2 comentários:

jorge disse...

Oi Tak,

fico bem contente de encontrar um pouco dessa história. Em breve te mando um email.
grande abraço!

Si Cancello disse...

Nooossa! Quanto tempo!! Nem acredito que te encontrei por aqui do nada... será que se lembra de mim? Dos nossos bons papos no Masp? É meu querido e a a vida segue com encontros e mais encontros! Me manda um email? Beijoca.